Pesquisas indicam que o gênero das pessoas influencia como elas reagem ao ciúme sexual. Para os homens, eles reagem mais fortemente à infidelidade sexual do que à infidelidade emocional. Para as mulheres, é o contrário.

A teoria por trás desses comportamentos volta à evolução: homens que eram intolerantes com suas esposas se tornando sexualmente ativas com outros homens eram menos propensos a se tornar um objeto de escárnio e mais propensos a ver seus próprios genes passar para as gerações futuras. 

Mulheres que impediam seus maridos de se relacionarem emocionalmente com outras mulheres reduziam as chances de os homens gastarem seus recursos com outras mulheres.

Ciúmes é tão complexo quanto a teoria do Big bang, todo mundo sabe que rolou algo mas ninguém conseguiu explicar até agora.

Faça parte da nossa comunidade e

conheça outras pessoas como você.

Ele é o pavio para a explosão de muitos sentimentos em um casal, agora imagina em um trisal?

Muitos historiadores tentam argumentar, explicar, teorizar, sobre o ciúmes, basicamente todos sabem explicar o que é, mas ninguém ainda descobriu uma forma de doer menos.

Na relação Poliamor ele é trocado pelo tesão. Ao invés de deixar o ciúmes te corroer, você usa ele para te impulsionar. Pois é biologicamente impossível, em uma sociedade moderna, urbana deixar uma mulher copular com seu marido sem que cause ciúmes, mas se você for trabalhando e deixar ele se transformar em algo diferente a relação passa a fazer sentido.

Casais que não tem filhos, é um fator agravante. Pois sempre vai existir a dúvida da paternidade quando mais homens estão envolvidos na relação poliamorosa,  e se o amor não é a base do relacionamento, isto pode ser um problema. Se todos se sentem família, quem é o provedor não faz tanta diferença.

O mesmo com o homem, criamos um sistema de ataque, força muscular, o próprio formato do pênis de cogumelo é feito para sugar o esperma do macho que copulou antes para certificar que o filho será seu ou minimizar as chances de ser dele.

Ciúmes meche em questões, super, ultra internas, está muito além de medo, insegurança e sentimento de posse capitalista. Cachorro sente ciúmes, criança pequena de 1 ano sente ciúmes. 

Temos uma notícia boa, tudo passa, tudo se transforma, tudo é passível de ser melhorado. As primeiras conexões na abertura do relacionamento, parece que vai tirar um pedaço do coração, aos poucos você começa a entender que, qualquer coisa que rolar depois, será bem vinda, se o amor é o que uni o trisal. 

Se vier um filho, beleza, se vier uma conexão ainda mais forte, beleza, se vier um problema, vamos discuti-lo juntos, o que vier passa a ser enfrentados por todos na relação, gastos, responsabilidades e claro, a farra. Se beijar é bom, 3 bocas fica melhor ainda, se uma massagem é bom a 4 mãos fica melhor ainda.

O ciúmes não é somente quando possíveis futuros filhos estão envolvidos, pois casais HHH e MMM também sentem ciúmes. Senso de propriedade, medo do abandono, traumas geram ciúmes.

Se a relação com a terceira pessoa for tipo unicórnio, ou uma formação em "T" então muitos problemas podem surgir. Pois o casal inicial ainda se trata como parcialmente fechado, o casal está aberto apenas para algumas coisas.

O mundo moderno veio para destruir a biologia, não mais transamos pensando em filho. Quando isso mudou, mudou muita coisa. Agora nos permitimos nos relacionar pelo afeto e não apenas para construir uma família. Este vídeo explica isso de uma forma super engraçada.

Um dos elementos centrais da maioria dos relacionamentos poliamorosos, especialmente os relacionamentos poliamorosos entre um casal existente que começa com um relacionamento monogâmico e depois expande o relacionamento para incluir o poliamor, é um conjunto de regras ou convênios projetados para proteger o relacionamento existente e fazer as pessoas no relacionamento, sinta-se seguro - em outras palavras, para lidar com questões como ciúme, insegurança e ameaça.  fonte

Um dos grande problemas do ciúmes é que educamos nosso cérebro a produzir ciúmes por que ele é um sentimento positivo, é uma prova de amor, desta forma, gostamos de mostrar que estamos com ciúmes e gostamos de causar ciúmes.

Dor e recompensa é um mecanismo aceito pela maioria das pessoas, "dor" de ver seu parceiro abraçando alguém, recompensa dele em te dar mais atenção uma vez que ele gostou na sena de ciúmes. 

Para quebrar a roda, quando rolar ciúmes no casal, não pode haver a compensação com atenção, tem que esperar passar o calor do momento e falar sobre o que ocorreu.

 O ciúme também é uma emoção parecida com a inveja: as duas dizem respeito a querer ter alguma coisa. A diferença é que você sente ciúmes de algo que é seu ou que está com você, enquanto sente inveja de algo que você não tem, mas do qual gostaria.

No poliamor, o ciúmes tende a diminuir entre os membros do trisal, a medida que o casal original que agregou um novo membro, deixa de ter um peso maior, ou seja:

1 - Seria um relação perfeita, um trisal de muitos anos onde as conexões são praticamente iguais entre todas as partes.

2- Futuro de uma relação Poliamor, relação entre as partes fica cada vez mais intensa.

3- Relação inicial, onde o casal abre o relacionamento para uma terceira pessoa. 

Uma figura geométrica perfeita gera menos ciúmes.

Revistas e livros que nos inspiraram para escrever este artigo:

Super interessante

More Than Two

Este artigo não termina aqui. Vamos atualizá-lo com mais informações em breve. Deixe seu comentário.

Receba nossos emails

Escrito por

Daniel e Ana

Somos casal, somos sócios, parceiros, cúmplices de nossas aventuras, testemunho vivo de que é possível estar casado por 10 anos e se renovar sempre. Estamos em busca de encontrar nossa identidade dentro da nossa própria história. Acreditamos que compartilhar o pouco que se tem, é a chave para um mundo melhor.