• Eduque-se. Muitos materiais de auto-ajuda estão disponíveis para todos os tipos de problemas sexuais. Navegue na Internet ou na sua livraria local, escolha alguns recursos que se aplicam a você e use-os para ajudar você e seu parceiro a ficarem melhor informados sobre o problema. 
  • Sair da rotina. Passar mais tempo fazendo sexo não é uma coisa ruim; trabalhar essas necessidades físicas em sua rotina de fazer amor pode abrir portas para um novo tipo de experiência sexual.
  • Use lubrificação. Muitas vezes, a secura vaginal que começa na perimenopausa pode ser facilmente corrigida com líquidos lubrificantes e géis. Use-os livremente para evitar sexo doloroso - um problema que pode levar à libido e diminuir as tensões nos relacionamentos. (Óleo de coco é incrível)*
  • Preliminares. Beijos abraços, carícias, toque, abraços. Aqueça o motor.
  • Toque. As técnicas de massagem tântrica usadas pelos terapeutas sexuais podem ajudá-lo a restabelecer a intimidade física com sua parceira ou parceiro. Muitos livros de auto-ajuda e vídeos educacionais oferecem variações sobre esses exercícios. Você também pode pedir ao seu parceiro que toque em você da maneira que ele ou ela gostaria de ser tocado. Isso lhe dará uma noção melhor de quanta pressão você deve usar.
  • Tente posições diferentes. Desenvolver um repertório de diferentes posições sexuais não apenas acrescenta interesse ao ato sexual, mas também pode ajudar a superar problemas. Por exemplo, o aumento da estimulação no ponto G que ocorre quando um homem entra no parceiro por trás pode ajudar a mulher a atingir o orgasmo.
  • Anote suas fantasias. Este exercício pode ajudá-lo a explorar as possíveis atividades que você acha que podem ajudar você ou seu parceiro. Tente pensar em uma experiência ou filme que o despertou e depois compartilhe sua memória com seu parceiro. 
  • Faça exercícios de Kegel. Homens e mulheres podem melhorar sua aptidão sexual exercitando seus músculos do assoalho pélvico. Para fazer esses exercícios, aperte o músculo que você usaria se estivesse tentando parar a urina no meio do fluxo. Mantenha a contração por dois ou três segundos e solte. Repita 10 vezes. Tente fazer cinco séries por dia. Esses exercícios podem ser feitos em qualquer lugar - enquanto você dirige, senta em sua mesa ou fica em uma fila de caixa. Em casa, as mulheres podem usar pesos vaginais para adicionar resistência muscular. Converse com seu médico ou um terapeuta sexual sobre onde obtê-los e como usá-los.
  • Tente relaxar. Faça algo relaxante antes de fazer sexo, como jogar um jogo ou sair para um jantar agradável. Ou tente técnicas de relaxamento , como exercícios de respiração profunda ou ioga .
  • Use um vibrador. Este dispositivo pode ajudar uma mulher a aprender sobre sua própria resposta sexual e permitir que ela mostre a seu parceiro o que ela gosta.
  • Não desista. Se nenhum de seus esforços parecer funcionar, não perca a esperança. O seu médico geralmente pode determinar a causa do seu problema sexual e pode identificar tratamentos eficazes. Ele ou ela também pode colocar você em contato com um terapeuta sexual que pode ajudá-lo a explorar questões que possam estar no caminho de uma vida sexual satisfatória.

* Óleo de coco não foi Harvard que disse, eu uso a anos e é o melhor lubrificante que existe. Saudável, não dá gosto ruim para sexo oral, hidrata a pele, mais barato que gel lubrificante, menor tóxico. Bactericida, antiviral e anti-germes.

Escrito por

Daniel e Ana

Somos casal, somos sócios, parceiros, cúmplices de nossas aventuras, testemunho vivo de que é possível estar casado por 10 anos e se renovar sempre. Estamos em busca de encontrar nossa identidade dentro da nossa própria história. Acreditamos que compartilhar o pouco que se tem, é a chave para um mundo melhor.